sábado, 19 de novembro de 2011

9. Matinhos

engolida pelo esgoto
abandonada pelo mar
a Prefeitura de Matinhos pede socorro

agrupamentos de pessoas que lá nasceram já foram embora
(os chamados matinhenses)
fugiram para Guaratuba
foi só pegar o ferry e pronto
lá estavam dentro de quinze minutos
nem prejuízo tiveram uma vez que voltam todos os dias para o almoço
à tarde e de manhã trabalham
depois dormem na areia
e ficam até

acho até que já estive lá uma vez
foi recentemente na verdade
passei em caminho para outra cidade
me perdi
as casas eram todas iguais sob o pôr-do-sol
quando o sol se pôs eram todas feias
uma estrada serpenteava para fora e me esqueci de entregar o bilhete
fui cuspido de Matinhos
Matinhos não me quis
paciência

engolida pelo esgoto
abandonada pelo mar
Matinhos solicita encarecidamente sua contribuição

ainda resta o pessoal da prefeitura
(além das pessoas que não acreditam em uma nova Atlântida)
estão esperando o barco
que vai levar todo o numerário
com recursos da União
apesar de também se dizer matinhense, o barco

e o povo, como o chamaremos
quando estiver readaptado a outros climas
dormindo em estâncias, fragmentado
se é que precisaremos chamá-los
não me despertam simpatia
certamente não saberiam se comportar aqui em casa
que aliás está uma bagunça

Nenhum comentário:

Postar um comentário